top of page
Ensaio fotográfico
1/21
Apresentação do Ensaio
Durante o ano de 2020 fomos forçados a nos isolar para sobreviver à pandemia da Covid19. De início, tudo parecia um grande absurdo. Como seria possível ficarmos presos por semanas ou até meses, sem poder sair para trabalhar, se divertir e encontrar amigos ou familiares?
Não se sabia até então de nenhuma outra forma para se controlar a transmissão do coronavírus, a não ser pelo distanciamento social. Esse seria o nosso único caminho para salvar vidas até que surgissem as vacinas.
Para cumprir a rotina do isolamento, um casal de amigos nos emprestou um apartamento em uma área periférica da cidade de São José dos Campos. Ao entrar pela primeira vez no pequeno apartamento fiquei deslumbrada com a vista das janelas. Estávamos de frente para uma área de proteção ambiental muito verde, extremamente ameaçada pela proximidade do centro urbano da cidade, com muitos interesses econômicos associados. Um bordo entre dois mundos diversos e contrastantes, que ao meu olhar tinha um efeito visual impactante. Enxerguei ali imediatamente o potencial de ficar fotografando aquele cenário por meses, registrando diariamente uma nova visão a cada mudança de luz, de acordo com os horários e o clima.
Aquelas janelas se transformaram no meu dia a dia em minha “Parada Obrigatória”.
Foram meses desafiadores com a chegada diária de notícias assustadoras sobre a escalada de contágio e o crescente número de vidas perdidas para a pandemia. O encantamento pela fotografia me deu fôlego para suportar esse longo período de confinamento.
Abaixo, uma pequena seleção do resultado desses dias que apesar de difíceis, foram também deslumbrantes. Enxergar tanta beleza do lado de fora me trouxe de volta aos poucos a saúde perdida em minha alma. Fica assim registrado como uma declaração de amor à fotografia.
Nesta página, publico um dos ensaios fotográficos que mais me mobilizaram até agora em todos os sentidos, de corpo, energia e mente. Até que esse assunto seja totalmente digerido pelo meu coração, ao longo do tempo vou alimentando essa galeria com fotografias autorais. Então, convido o visitante a vir aqui outras vezes, sempre que souber de alguma novidade minha.
O FOTOLIVRO Parada Obrigatória
Em 2021 realizei o sonho de passar para o papel o resultado desse intenso trabalho fotográfico. E, através de uma Campanha de Financiamento Coletivo na plataforma Catarse, em parceria com a editora Bloco Narrativo, coordenada pelo premiado designer gráfico Bruno Drummond, imprimi uma série limitadíssima esse elegante fotolivro.
Para fechar com chave de ouro, Parada Obrigatória foi finalizado com apoio da renomada
IPSIS Gráfica de São Paulo, referência nacional em impressão de livros de arte.
Abra a sua janela. A vida segue lá fora!
Veja também o fotolivro
bottom of page